Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Seleção da Rodada?

Ao final de cada "voltinha" do Brasileiro da Série B é anunciada a Seleção da Rodada, uma escolha do sítio esportivo Futebol Interior, algo muito valorizado pela mídia e difundido junto ao torcedor. Estar na lista é quase um Oscar para os atletas.

Como trabalho em todos os jogos do Asa na competição e nunca fui perguntado a  respeito da atuação dos atletas, resolvi checar junto a outros colegas de imprensa esportiva. A resposta foi a mesma. Nenhum dos consultados, jamais em tempo algum, votou na escolha. 

Fui então beber na fonte e perguntei diretamente ao site quais eram os critérios para a escolha e quem escolhia os jogadores. A resposta, que veio assinada por Elcio Paiola, reproduzo abaixo.

As vezes a gente recebe indicações de jornalists/ralidaslitas locais e outras vezes é feito em cima de dados colhidos na redação.
Mas se quiser nos ajudar com os jogos ai em Arapiraca, nos será muito útil.
E disponha da gente aqui.

A resposta me fez lembrar dos famosos Artilheiro e Goleiro do Fantástico, da Rede Globo, que era um momento esperado por todo o país e que, na realidade, não refletia uma escolha justa. O operador e o editor, apenas, na hora da edição dos lances, escolhiam quem seria o goleador contemplado. Quanto ao goleiro era mais interessante ainda. Como as praças não se davam ao trabalho de selecionar as defesas, quem mandasse algum bom trabalho do goleiro, emplacava. Foi assim (ninguém  sabia até hoje), que Alagoas por várias vezes teve o Goleiro do Fantástico.

Por tudo isso é que, com todo o respeito ao Futebol Interior, doravante verei a Seleção da Rodada com um olhar diferenciado.