Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Novo ranking da CBF derruba CSA

O ranking dos clubes brasileiros, que será divulgado em dezembro pela CBF, deverá apresentar profundas modificações. É que a entidade mudou a fórmula de cálculo. Até 2012 eram consideradas as conquistas desde o ano de 1959. A partir de agora serão levados em consideração apenas os últimos 5 anos.

Pela nova regra os resultados do ano vigente serão multiplicados por 5, os do ano imediatamente inferior por 4 e assim por diante até o quinto ano que terá os feitos cruzados por 1.

Pontos e pesos do novo ranking da CBF
 
Atualmente o CRB ocupa a 37ª posição, o CSA está no 50º lugar, enquanto que o Asa aparece 88ª colocação. Com a nova fórmula de cálculo, seguramente o CSA vai despencar por conta da fraquíssima participação em competições nacionais nos anos de 2012, 2011, 2010, 2009 e 2008.

Muito vai se discutir por conta da nova forma de ranquiar os times, típica de um país que não tem memória e que vai abandonar a trajetória de longos anos dos clubes. Eu entendo que, apesar de, em se considerando apenas os últimos anos termos um quadro mais aproximado da realidade atual, não se pode simplesmente apagar tudo que foi construído no passado, mas critério é critério e haverá sempre quem concorde e quem discorde da metodologia.