Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Dever de casa

A palavra não  é proibida de ser pronunciada em uma gerência, seção, coordenadoria, setor ou assemelhado, que lide com o público interno de uma empresa. Gestão de Talentos é a designação moderna que substituiu o antiquado termo Recursos Humanos, já que as pessoas precisam ser tratadas como o ativo mais precioso de uma empresa. Colaborador feliz, alegre e satisfeito é sinal de bom serviço prestado e lucro para a empresa. Funcionário maltratado, desrespeitado, sem oportunidade de crescimento, indica baixo índice de produtividade e, conseguintemente, diminuição do lucro.

Mas vamos voltar a maldita palavrinha não. Na área de Gestão de Talentos ela deve ser substituida pela expressão vamos resolver. Estas duas palavras mágicas têm o poder de acalmar, de tornar o ambiente agradável, desarmar espíritos etc. Pena que ainda hoje, em pleno Século XXI, temos pessoas que, sem o menor embasamento do que é a linda ciência da Administração, atuam como verdadeiros capatazes das fazendas coloniais. Para elas recomendo se capacitar e os livros abaixo.

KOTLER, Philip et al. Marketing de A a Z: 80 conceitos que todo profissional precisa saber 6.ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
      
Slater, Robert. Os 29 Segredos de Jack Welch. 8 ed. -   Rio        de   Janeiro: Campus, 2001.

DRUCKER, Peter Ferdinand. O Melhor de Peter Drucker - A      Administração -      São Paulo: Nobel, 2001.

Não recomendo a leitura acima à toa. Tive oportunidade de conviver com o pensamento dos autores quando da minha graduação em Administração pelo Cesmac, pós em RH pela UniFOA e MBA em Marketing pela FGV. Leiam e mudem parda melhor.