Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

quinta-feira, 27 de março de 2014

FAF quer fazer loucura no Alagoano

Uma notícia saída da Federação Alagoana de Futebol, informando que o representante de Alagoas na Série D do Brasileiro será a equipe que tiver somado o maior número de pontos no Segundo Turno, está gerando muito burburinho e insegurança junto aos clubes que disputam a competição. Vamos aos fatos.


FAF precisa saber interpretar o Regulamento


O Regulamento, no artigo 27, é claro: "O Campeão Alagoano de 2014 será o representante no Campeonato Brasileiro da Série D de 2014, exceto para os representantes já classificados para as competições nacionais (CRB e Asa), caso isso ocorra, seguiremos o índice técnico da Copa Maceió (Segundo Turno)", diz o texto. 

A confusão está estabelecida pelo que a FAF (Roque Jr.) entende por índice técnico. No raciocínio do cartola, deve-se considerar o melhor colocado por índice técnico o clube que somar mais pontos em todo o segundo turno. Errado. Isto vale apenas quando o campeonato é disputado por pontos corridos, que não é o caso do Alagoano, que é dividido em dois grupos, onde os dois melhores de cada lado fazem a semifinal, ou seja, os semifinalistas são os quatro primeiros colocados do campeonato e ponto final. A partir daí, a soma geral de pontos indicará as posições do quinto ao décimo lugar.

O problema está gerado porque o regulamento não deixa claro qual o critério para se conhecer o terceiro colocado. Sugiro que se copie o regulamento da Copa do Mundo, elaborado pela Fifa, simples e objetivo. Os dois vencedores da semifinal disputam a partida final, onde  se conhece o campeão e o vice e, em outra partida, os perdedores da semifinal disputam o terceiro e quarto lugar. 

Para a vaga em questão, está mais do que claro que se o campeão for CRB ou Asa, já que os dois não podem fazer a final, o vice-campeão é legalmente, pelo índice técnico, o representante de Alagoas na Série D.

Quero lembrar que qualquer decisão que saia da Federação, que desconsidere os semifinalistas como os quatros primeiros colocados no Alagoano de 14, está passível de ser derrubada em um Tribunal de Justiça Desportiva sério. É melhor fazer certo para não termos problemas mais à frente. Quem avisa, amigo é.