Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Aécio x Dilma

Vamos usar a Matriz SWOT - ferramenta de gestão para formulação de estratégias - para analisar as candidaturas de Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), políticos que disputam a Presidência da República, no próximo domingo, 26. Através dela vamos analisar as forças e fraquezas de cada um, bem como as oportunidades e ameaças que se apresentam para cada lado.


Matriz da candidata Dilma




Percebe-se que existem muitos pontos fracos na candidatura do PT a serem trabalhados pelo adversário, principalmente no que se refere à corrupção desenfreada no atual Governo e a união com políticos que o próprio partido tenta esconder. Em contrapartida os programas sociais são uma verdadeira fábrica de votos, quando bem explorados pela propaganda situacionista e levados para as ruas pela militância e apadrinhados. Por outro lado a insatisfação com o aparelhamento do Estado Brasileiro e o desejo de mudança precisam ser muito bem trabalhados, coisa que o PT está tentando reverter através do discurso do medo, para atrair eleitores avessos a mudanças.


Matriz do candidato Aécio

A candidatura de Aécio carrega poucos pontos de fragilidade e tem um leque imenso de oportunidades para serem exploradas até o dia da eleição, principalmente no último debate e no guia-eleitoral, como a união do PT com figuras políticas que no passado eram demonizadas e a corrupção que afunda o país em um mar de lama sem precedentes, que podem ser capitalizadas com o discurso da mudança. Outro fato a ser trabalhado pelo candidato do PSDB são os apoios de Marina e da família Campos, no sentido de conseguir que os votos de Marina, no primeiro turno, sejam transferidos para Aécio, agora no segundo.

Compete ao eleitor decidir qual caminho deseja para o Brasil. A decisão acontecerá no silêncio da urna, sem nenhuma interferência externa, sem influência de qualquer tipo de pesquisa, sem sentimentos mesquinhos, sem olhar apenas para o próprio umbigo, pensando nos filhos e netos, com o farol apontado apenas para o futuro. Que a sua decisão seja sábia, amigo internauta!