Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Dever de casa para esportista


Morgan Freeman e Matt Damon emocionam em Invictus

Recomendo a todos envolvidos com esportes coletivos assistir ao filme Invictus, que narra a trajetória  do Ex-Presidente da África do Sul, Nelson Mandela, que usa o rugby para unir um país dividido entre brancos e negros após o regime separatista do apartheid.


Taça da Copa do Mundo de Rugby disputada no continente africano


O país africano sedia a Copa do Mundo de Rugby de 2011 e chega à final da competição para disputar o título com a Nova Zelândia, uma seleção com muito mais tradição e experiência do que os sul-africanos. E é neste momento que os "mais fracos" mostram como é possível se chegar a uma conquista com determinação, luta, gana, garra, vontade e superação.

No jogo final, faltando apenas sete minutos para o encerramento da partida, o time da casa perdia por 9 a 12. Neste momento o capitão da África do Sul François Pienaar reune os companheiros no centro do campo e com atitude de líder e um estádio lotado, que canta emocionado para incentivar os compatriotas, energiza a equipe com palavras decisivas, pronunciadas no momento certo. 

 
Pienaar, mais que um capitão: um verdadeiro líder

"Levantem a cabeça. Olhem nos meus olhos. Ouçam o seu país (referência ao cântico). 7 min, 7 min. Defesa, defesa, defesa. É o nosso destino. Vamos buscar", disse ele. Foi o suficiente para o time reagir e conquistar o título vencendo a Nova Zelândia por 15 x 12. Uma grande lição para nunca mais ser esquecida.