Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Mitos do trabalho

 
Frase para reflexão

Alguns conceitos com relação ao trabalho precisam ser revistos. A fórmula vitoriosa nos séculos XIX e XX já está superada e o paradigma, agora, é outro. Senão, vejamos alguns exemplos.

Mito: trabalhar é fazer serviço pesado, com emprego de força física.
Realidade: A tecnologia permite realizar trabalhos significativos e que não demandem grandes doses de suor. O labor intelectual é tão importante como o que exige mais desgaste do corpo.

Mito: para realizar uma tarefa é obrigatória a presença física do trabalhador em um determinado local.
Realidade: Há inúmeras ocupações que podem ser realizadas em qualquer lugar do planeta, muitas vezes com maior rapidez e efetividade do que as executadas em um ambiente predeterminado.

Mito: o bom trabalhador é o que trabalha muitas horas por dia.
Realidade: o bom trabalhador é o que executa as tarefas com perfeição, sem falhas e com rapidez. O que mostra excelência no resultado que apresenta.

Mito: o indispensável em uma empresa é o "faz-tudo".
Realidade: o indispensável é o que tem conhecimento técnico apurado e é capaz de resolver situações inesperadas com tranquilidade, sem gerar tumultos, nem ampliar o problema. Tem expertise e a empresta aos pares nos momentos de maior tensão e dificuldade.

Mito: chefe bom é o "sargentão", que grita com todo mundo, dá ordens o tempo todo, cobra a tarefa várias vezes ao dia etc.
Realidade: o "sargentão" de plantão não passa de um rélis chefe, que nunca chegará a ser um verdadeiro líder. Este sim, sabe conduzir a equipe e funciona como facilitador dos trabalhos, além de ter a equipe na mão e transformar o ambiente de trabalho em algo prazeroso para todos.

Se você tem a sorte de trabalhar com um líder, parabéns! Se tem um chefe ao seu lado, imprima este post e deixe na mesa dele. Não vai adiantar muito, não, mas ele vai ficar sabendo que é um "chato de galocha".