Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

domingo, 9 de agosto de 2015

Bomba: Federação "mela" o Sub-20

Tudo que já se havia feito de errado em termos de tabela e regulamento, foi superado no Sub-20 organizado pela Federação Alagoana de Futebol. Começa na divisão das chaves. O texto diz que na A existem 5 clubes, quando na verdade temos 6. Na A e na B, com menos times - 6 e 5, respectivamente -, os jogos são apenas de ida, enquanto que na C, com um número maior de competidores, o regulamento assevera que as partidas serão disputadas no sistema de ida e volta. Vale ressaltar que Asa e CRB fizeram parte do C.


Clique para ampliar e observe as marcações em vermelho


E o pior aconteceu sem que ninguém tivesse notado ou reclamado, por puro desconhecimento e falta de leitura da regra do jogo. A Federação, ao arrepio do regulamento, montou a tabela apenas com jogos de ida no Grupo C, sem que o returno fosse disputado. Deixaram de ser jogadas 7 rodadas, em um total de 28 partidas, que colocariam em jogo  84 pontos. Com isso a classificação final ficou completamente alterada e equipes que foram desclassificadas, caso tivessem jogado as partidas de volta, poderiam ter mudado a história do Sub-20 em 2015.


Tabela prova que faltaram ser jogadas 7 rodadas

Outro erro está na forma diferente como o sítio-eletrônico da FAF apresenta a classificação. Quando mostra o Grupo C soma os pontos da fase inicial com os do quadrangular. Já no A e no B admite apenas os conquistados na primeira fase. Uma bagunça total.


Pontuação calculada de forma diferente entre os grupos


Diante do exposto acho que cabe até a anulação do certame, mas sei que nada será feito, até porque os dirigentes, sequer estão entendendo o que estão lendo neste post, o que é de dar pena. Quanto aos vitoriosos alegarão que nada têm a ver com a esculhambação parida mais uma vez pela Alagoana e que não podem ser prejudicados por erros de outrem. Cumpriram o que a FAF determinou. 

Vale lembrar que o Direito admite o contraditório e que a discussão está aberta a quem interessar possa. E eu que acreditei que o jovem Felipe Feijó mudaria a equipe responsável pela elaboração de tabelas e regulamentos na Casa do Futebol! Foi o próprio quem anunciou ao microfone da 96 FM Arapiraca, mas pelo visto continua tudo como antes no quartel de Abrantes.