Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

terça-feira, 29 de março de 2016

O Alagoano está nas mãos do Sete

Finalmente o polêmico caso do Murici, que está disputando o Alagoano deste ano sub júdice, vai a julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, nesta quinta, 31, às 10h, no Rio de Janeiro. O clube foi excluído do campeonato pela Federação Alagoana de Futebol porque não tinha o número mínimo de 18 atletas inscritos para a primeira rodada, bem como não havia apresentado as certidões negativas exigidas pela legislação brasileira. Recorreu para a instância superior e chegou a hora de saber se permanece ou cai fora do campeonato.


Murici será o escudo para o Sete se defender


A pergunta que todos fazem é a seguinte: "Como ficará a competição se a eliminação do Murici for confirmada pelo STJD?". A resposta está no regulamento. O artigo 58, parágrafo único, sinaliza que em caso de "afastamento por Decisão Judicial durante a competição serão desconsideradas as partidas disputadas". É como se o Murici não tivesse entrado em campo em nenhum jogo. Quem venceu o "eliminado" terá os pontos subtraídos da tábua de classificação.

No caso específico do Hexagonal, o CSA que tem hoje 6 pontos, perderia 3 e ficaria com apenas 3. Quanto a Fase Inicial, teríamos um problema, porque o Sete de Setembro, quarto colocado no Grupo A, estaria classificado para o Hexagonal no lugar do Murici, na terceira posição. O Sete, hoje, disputa o Quadrangular da Permanência. Já as classificações de CSA e Asa não seriam afetadas.  Já com relação ao B, que teve CRB, Coruripe e Santa Rita classificados, a ordem de classificação, mesmo com a redução de pontos de CRB, Coruripe, Santa Rita e Penedense, não seria alterada.  Resta saber, agora, se o Sete vai se contentar em ficar onde está ou se vai querer que um novo Hexagonal seja disputado. Se isto acontecer  estaremos diante de um gigantesco problema para todos os envolvidos no campeonato. Novamente, mais um caso para a Justiça que provavelmente só seria julgado depois do final do Alagoano. Como diz o ditado popular: "Pau que nasce torto, morre torto.". Jesus, Maria, José!