Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

terça-feira, 24 de maio de 2016

De olho na regra

As regras do futebol foram atualizadas. Das 17 existentes, 16 passaram por alteração. É muita novidade para ser assimilada de uma hora para a outra, mas é preciso estar antenado para não ser injusto com os apitadores.


O jogo da bola no pé tem novos passos a serem seguidos pelos atletas


Entre tantas alterações, uma já pôde ser vista no jogo Asa 1x1 Confiança, domingo passado, 22, em Arapiraca. O atacante Jefferson invadiu a área e no momento em que passava pelo goleiro Beliato foi derrubado. O árbitro pernambucano Emerson Sobral não vacilou. Marcou o pênalti e aplicou cartão amarelo ao goleiro do Confiança. Acertou e agiu de acordo com a nova orientação.

Antes, em uma situação como esta, o goleiro teria sido expulso. Agora leva apenas o amarelo. O entendimento é que a equipe que causou a infração já foi punida com a marcação do pênalti. Expulsar o jogador que fez a falta na área seria punir duplamente o time do agressor, com um pênalti - enorme possibilidade de gol - e ainda ficar o restante da partida com um jogador a menos. Em tempo. Em situação idêntica, mas fora da área, a falta é marcada e o atleta expulso porque se entende que uma falta não é um perigo iminente de gol. A punição para quem impediu uma clara oportunidade de gol fica por conta da expulsão.

Outra mudança que merece registro. Todos sabemos que um jogador fora do campo está fora de jogo, mesmo que esteja dentro do gol. E é aí que mora o perigo. Se um atacante, por exemplo, estiver dentro do gol adversário e um companheiro de clube faz o gol, este pode ser anulado, desde que o juiz entenda que o atleta no fundo das redes tirou a concentração do goleiro. Vale a pena ficar ligado.