Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Torcedor de Maceió é apresentado à nova regra do futebol

Foi acertado o cartão amarelo aplicado pelo árbitro, André Castro (GO), ao jogador Adalberto, do CRB, por ter derrubado na área o atacante, Robson, do Paraná, no jogo em que as duas equipes empataram por um gol, nessa terça, 21, no Trapichão, em Maceió. o juiz marcou a penalidade máxima e, conforme a nova orientação, deu apenas o amarelo e não o vermelho ao zagueiro regatiano. O jogador apenas teve que deixar o campo porque já estava de amarelo. Ao receber o segundo, foi expulso pela duplicidade de cartões adquiridos em campo. Nada a contestar.


Árbitro goiano aplicou a novidade, no Rei Pelé (Foto: TNH1)


Mas, atenção! Se o mesmo lance tivesse ocorrido fora da área, Adalberto teria recebido o cartão vermelho direto. A nova interpretação diz que punir com um pênalti e um cartão vermelho jogador que impediu um gol adversário é penalizar duplamente o infrator, já que o pênalti é um lance com imensa possibilidade de resultar em gol, daí a mudança. Já quando a falta é fora da área penal -   a cobrança de uma falta não é uma clara oportunidade de gol - a punição fica por conta do cartão de cor vermelha (castigo mais duro). 

Concordo com a  nova interpretação dada à regra. Cada infração deve ter apenas uma sanção e não duas como ocorria anteriormente. Mesmo assim vale ressaltar que o mais importante é a aplicação  da lei de forma imparcial e implacável, não importando quem é quem. O árbitro há de fazer valer o que diz o frio texto das leis que regem o futebol.