Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Existe brasileiro honesto?

A honestidade não admite meio-termo. É igual a gravidez. Ou a mulher está grávida ou não está, da mesma forma que ou se é honesto ou não é. Não podemos admitir gradações de honestidade. O ser digno, o é em 100%. Se for apenas 99% fica de fora do rol das pessoas decentes. O problema é que diante dos desvios bilionários que estamos acostumados a ver diariamente, ficamos com  a falsa ideia de que cometer pequenos deslizes é aceitável.


Honestidade é tudo


Uma boa forma  para saber onde nos encontramos é refletir a respeito de algumas situações. Vamos a elas. Quem nunca pediu um recibo com um valor maior do que o pago para ficar com o troco! Quem nunca usou uma carteira de estudante de um amigo(a) para entrar pagando apenas a metade do preço em um espetáculo! Quem nunca "maiou" no cinema, teatro, estádio, circo etc! Quem nunca pediu uma pequena quantia emprestada e nunca pagou! Quem nunca fez uma rifa e inventou um ganhador! Quem nunca estacionou em uma vaga reservada para idoso e/ou portador de necessidades especiais! Quem nunca usou o telefone do trabalho para fazer ligações pessoais! Quem nunca parou o carro em local proibido! Quem nunca comprou produto contrabandeado! Quem nunca recebeu auxílio sem estar precisando! Quem nunca mendigou sem precisar! Quem nunca apresentou um atestado-médico sem estar doente! Quem nunca tirou uma xerox usando a máquina do local onde trabalha! Quem  nunca derrubou um colega de trabalho para sentar na cadeira dele! Quem nunca mentiu em uma entrevista de emprego! Quem nunca "colou" na escola! Quem nunca mudou de cargo no serviço-público sem ter feito concurso para tal! Quem nunca usou o computador da empresa em que presta serviço para fazer um trabalho pessoal! Quem nunca se alegrou com a vitória do clube do coração obtida com um gol irregular! Quem nunca mentiu! Quem nunca embolsou o dinheiro que o pai ou a mãe esqueceu em cima da mesa! Quem nunca ficou com o material usado em uma disputa esportiva e que não lhe pertence! Quem já devolveu a diária recebida sem que a viagem tivesse ocorrido! Quem não aumentou o preço da mercadoria ou serviço apenas por entender que a outra pessoa tem dinheiro! Quem nunca ocupou mais de um lugar em uma fila! (apesar de contrariar a lei da Física, existem formas de burlar, como deixar um carrinho em uma fila e ficar na vizinha segurando um outro produto); Quem nunca foi a um local de atendimento público levando uma criança no colo apenas para ser atendido rapidamente! Quem nunca ficou com o troco entregue a maior por erro da pessoa do caixa! Quem nunca difamou o colega apenas por raiva ou inveja!

Se você conseguiu ficar de fora da  listinha pode se considerar honesto, apesar de ainda existirem zilhões de outras mazelas que poderiam ter sido citadas aqui. Se foi apanhado em algum dos itens listados, precisa melhorar sua conduta. Para mudarmos nosso país precisamos, primeiro, mudar radicalmente nossa forma de agir. Caso contrário vamos continuar reclamando e não sobrará  ninguém para ser arrebatado.