Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Quem é melhor: CSA, CRB ou Asa?


Com o Campeonato Alagoano em andamento, uma dúvida fica na cabeça do torcedor do Asa: meu time é melhor do que CSA e CRB! Vamos fazer uma análise - não é fácil - visto que existem inúmeros fatores que precisariam ser estudados. Usando a condição Ceteris Paribus (mantidas inalteradas todas as outras coisas), apenas os times principais serão observados, aquilo que normalmente se denomina, "no papel". Vamos tomar por base as escalações dos três clubes no último jogo de cada um. 


CSA (Foto: GE)


Iniciemos com Asa e CSA. Condição: a escolha terá que recair em um nome, não poderemos dizer, por exemplo, que na lateral-esquerda os atletas dos dois clubes se equivalem. Bom, então vamos lá. 


Asa (Foto: GE)


Asa que iniciou o jogo contra o Sete de Setembro, no último domingo , 5 de fevereiro, e CSA que iniciou a partica com o CRB na mesma data. Asa: Cetin, Douglas, Eron, Anselmo e Airton; Mazinho, Gaspar, Diego Palhinha, Doda e Téssio; Leandro Kível. CSA: Jeferson; Denilson, Leandro Souza, Thales e Rayro; Panda, Everton Heleno, Didira e Cleyton; Daniel Cruz e Alex Henrique.


CRB (Foto: GE)


Vamos às comparações (apenas lembrando que é uma opinião personalíssima. Outras pessoas podem pensar completamente diferente, o que é natural em uma democracia e a liberdade de pensamento será sempre respeitada).

Goleiro:  Jeferson (CSA)

Lateral-direito: Douglas (Asa)
Central-direito: Leandro Souza (CSA)
Central-esquerdo:  Anselmo (Asa)
Lateral-esquerdo:  Rayro (CSA)

Volante: Panda (CSA)
Volante: Everton Heleno (CSA)
Meia:  Didira (CSA)
Meia:  Doda (Asa)
Meia:  Téssio (Asa)
Atacante: Daniel Cruz (CSA)

Agora comparemos CRB e Asa, também tomando por base a última partida de cada time. Como já temos o Asa escalado acima, vamos apenas reproduzir o CRB: Juliano; Marcos Martins, Boaventura, Gabriel e Diego; Adriano, Yuri, Danilo Pires  e Sérgio Mota; Maílson e Neto Baiano.

Goleiro:  Juliano (CRB)

Defesa: Marcos Martins (CRB), Boaventura (CRB)  Gabriel  (CRB) e Airton (Asa)

Meio-campo:  Mazinho (Asa), Gaspar (Asa),
Danilo Pires (CRB)  e Sérgio Mota (CRB).

Ataque:  Maílson (CRB) e Neto Baiano (CRB).

Como podemos observar, o Asa quando comparado ao CSA tem 4 jogadores na escalação. Já na comparação com o CRB emplaca apenas três atletas, o que significa dizer que, no papel, CSA e CRB são melhores do que o Asa. Não devemos esquecer que, por exemplo, o CSA ainda tem atletas para estrear, como é o caso do meia Daniel Costa, que Rafinha - melhor lateral-esquerdo na minha opinião - não jogou a partida em que as escalações foram comparadas etc, além de outros fatores que não foram considerados na análise. 

Para fechar, repetimos que o que está colocado aqui não é verdade absoluta e que pensamentos diversos são bem-vindos e serão respeitados e tidos como legítimos. Ninguém vai virar inimigo apenas por pensar diferente. Viva a diversidade!