Bola no Ar

Bola no Ar
Veja vídeos de Fernando Murta no YouTube

segunda-feira, 20 de março de 2017

A geometria do futebol

Fig 1. Um trapézio e dois triângulos

Tem chamado atenção de todos a nova forma utilizada pelos comentaristas para descrever uma partida de futebol. A grande maioria vai buscar na geometria imagens para emoldurar as palavras, daí novos termos estarem incorporados a moderna forma de comentar. 


Fig. 2 Triângulo invertido


Fazem parte do cardápio o triângulo, o triângulo invertido, o trapézio invertido, o losango etc. O ouvinte enlouquece quando ouve tais termos porque eles não são acompanhados de uma explicação que deixe claro do que se trata. Há também alguns casos onde se fala a figura errada. É comum trocar o triângulo pelo losango, quando da formação com três volantes e um meia (triângulo - fig. 3). Outra possibilidade de surgimento de um triângulo é quando o técnico monta o time com dois volantes e três meias (fig. 5).


Fig. 3 Triângulo


Como podemos perceber  nas ilustrações, as situações são muitas. O trapézio é formado com quatro beques e dois volantes. Quando se transforma os laterais em alas e eles passam a jogar na segunda linha junto com os volantes, temos o trapézio invertido.


Fig. 4 Trapézio invertido     





Também existe a possibilidade de se formar um triângulo centralizado quando se atua com cinco atletas no setor de meio-campo, sendo dois volantes e três meias. Neste caso o trilátero é imaginariamente formado pelos volantes e o meia centralizado.


Fig. 5 Triângulo centralizado 

No 4-3-3  temos a possibilidade de criar o losango - existem outras -, desde que se atue com um volante e dois meias (fig. 6). O que não dá para chamar de losango (fig. 3), como dito acima, é o meio-campo com três volantes e um meia. Neste caso específico a imagem não bate com a figura desenhada mentalmente pelo comentarista.


Fig. 6 Losango

Não está tão difícil comentar, não. Basta explicar como se dá a montagem da figura descrita. Aí o torcedor vai parar de reclamar que não está entendendo nada. Espero que tenha conseguido me fazer compreendido!